quinta-feira, 7 de junho de 2007

CONTRATO DE VIDA

Não é próprio do Eterno
Submeter-se à vontade humana.
Portanto, quero sem pranto,
sem canto e desencanto
Estabelecer contigo meu pacto
Meu amigo, meu eu, meu constante.


Amar é condição primordial pra se viver;
a vida, o outro, o ser e o não ser.
Sem amor nada se planta, nada se faz;
não se instrui.
No que depender de mim,
quero viver para amar e amar pra viver.
Portanto, quero sem pranto, com canto e
sem desencanto firmar neste contrato
sua pedra angular:

Amar...amar...amar...
A vida, o outro, o ser e o não ser.

Prazer...prazer...prazer...
De viver, de servir, de amar.
Eis o fim do viver: o prazer.
Em ver a planta nascer, crescer e desenvolver.
Prazer no olhar, no ouvir e no tocar.
Prazer de gente apaixonada mesmo,
Mas, prazer, também, de gente refinada
que renuncia o bom pra se encontrar extasiada.
Quero viver, servir e amar.
Quero, com tudo, prazer gozar.

Servir...
Haveria ação tão menos prezada?
Vejo prevalecer o subjugar,
o ganhar, o humilhar.
Não sei onde o humilde encontrar;
aquele que serve antes de servido ser.
Que não se anula em busca de poder.
Por isso quero viver a dois verbos conjugar:
Servir e Amar...
Para amar servindo e servir amando.
Quem sabe, pois, assim, caráter de servos
possa eu forjar.

E quando a morte,
sentença marcada de todos, chegar
com intrepidez, quero, pois, dizer:
Vivi, Amei e Servi;
tudo com prazer refinado o fiz.


Marielson Araujo

4 comentários:

Unknown disse...

Espero dizer o mesmo:
Vivi, amei e servi.
Tudo de bom para ti. Sinta-se Abraçado.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Foi o meu predileto... o melhor tema de todos é a vida. Nada é tão rico, misterioso e enganador q ela. Sempre nos fascina e nos confronta com o "real" e o ilusionário.

Ana Trajano disse...

Fascinantes, existenciais, profundos...Profundos como os teus olhos que parecem vagar em uma dimensão entre o real e o irreal; que se entristecem diante da realidade crua, às vezes sem sentido, que é está no mundo sem se sentir do mundo. Em poucas pessoas encontrei tanta sensibilidade. Um enorme abraço